Acesso restrito.
Com a alta da dengue em todo o país, o governo do Espírito Santo decretou estado de emergência em saúde. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto, durante uma coletiva de imprensa no dia 21 de fevereiro. A medida prevê celeridade no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, além de um maior repasse de recursos para o tratamento de pessoas infectadas.
Caso apresente alguns dos sintomas, não fique na dúvida. Faça seu exame no Lílian Laboratório para receber o tratamento adequado.
Os sintomas mais comuns são:
Dores locais: nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos;
Dor forte nas articulações;
Febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor;
Também é comum: dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náuseas.
Vale lembrar que os sintomas variam de pessoa para pessoa.
CLASSIFICAÇÃO DE GRAVIDADE
Atualmente, a classificação de gravidade clínica para a dengue definida pela OMS e seguida pelo Ministério da Saúde no Brasil é a seguinte:
Dengue sem sinais de alarme
Nesses casos, o paciente apresenta febre geralmente por um período de 2 a 7 dias acompanhada de duas ou mais das seguintes manifestações clínicas: náusea ou vômitos; exantema (erupção cutânea); dor de cabeça ou dor atrás dos olhos; dor no corpo ou nas articulações; petéquias (manchas avermelhadas de tamanho pequeno); e baixos níveis de glóbulos brancos no sangue.
Dengue com sinais de alarme
Qualquer caso de dengue que apresente um ou mais dos seguintes sinais durante ou preferencialmente após a queda da febre: dor abdominal intensa e sustentada ou sensibilidade no abdômen; vômito persistente; acúmulo de líquidos; sangramento de mucosas; letargia ou inquietação; hipotensão postural (pressão arterial baixa ao levantar-se da posição sentada ou deitada); aumento do fígado; e aumento progressivo do hematócrito (porcentagem de hemácias no sangue), com queda na contagem de plaquetas.
Dengue grave
Qualquer caso de dengue que apresente uma ou mais das seguintes manifestações clínicas: choque ou dificuldade respiratória devido a extravasamento grave de plasma dos vasos sanguíneos; sangramento intenso; e comprometimento grave de órgãos (lesão hepática, miocardite e outros).
REMÉDIOS CONTRAINDICADOS
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) alerta para os remédios contraindicados em caso de suspeita da doença.
Em entrevista, o presidente da SBI, Alberto Chebabo, citou o ácido acetilsalicílico, ou AAS, conhecido popularmente como aspirina, entre os não recomendáveis, por se tratar de medicação que age sobre plaquetas. "Como já tem uma queda de plaquetas na dengue, a gente não recomenda o uso de AAS", disse o médico. Corticoides também são contraindicados na fase inicial da dengue.
O infectologista advertiu que, se tiver qualquer um dos sintomas, a pessoa não deve se medicar sozinha, e sim ir a um posto médico para ser examinada. "A recomendação é procurar o médico logo no início, para ser avaliada, fazer exames clínicos, hemograma, para ver inclusive a gravidade [do quadro], receber orientação sobre os sinais de alarme, para que a pessoa possa voltar caso tais sinais apareçam na evolução da doença".
Informações da Agência Brasil.
|
|
Leptospirose: Lilian Laboratório lança campanha para prevenir a propagação da doença
Lílian Laboratório
|
Campanha: Ajude a reconstruir o Lílian Laboratório e reacender a esperança e o emprego de muitas famílias de Mimoso do Sul
Lílian Laboratório
|
Dia Mundial de Combate à Tuberculose: ?Sim! Podemos Acabar com a Tuberculose!?
Lílian Laboratório
|
Condições pós-covid: Saiba o que são e veja as orientações do Ministério da Saúde para diagnóstico
Lílian Laboratório
|
Novembro Azul: Lílian Laboratório veste a camisa da campanha de combate ao câncer de próstata
Lílian Laboratório
|
Pesquisa mostra desconhecimento sobre prevenção do câncer de mama
Lílian Laboratório
|
Outubro Rosa: Lílian Laboratório oferece exames à preço de custo para mulheres neste mês
Lílian Laboratório
|
Lílian Laboratório é destaque na Revista NewsLab, de circulação nacional
Lílian Laboratório
|