A gestação é um momento único e repleto de descobertas, sendo assim nada melhor do que se preparar da melhor forma possível para a chegada do seu bebê. Pensando nisso, o Lílian Laboratório oferece o exame de “Sexagem Fetal”, o qual atualmente é um dos exames mais seguros para descobrir se seu bebê é menino ou menina, antes mesmo da ultrassonografia. Este exame analisa fragmentos de DNA do feto presente no sangue da mãe por meio de técnicas de biologia molecular, identificando assim a presença ou não do cromossomo Y. Caso este cromossomo esteja presente, indica a gestação de um menino. Caso ausente, indica a de uma menina. Para um resultado fidedigno é recomendado que o exame seja realizado após a 8a semana de gestação, sendo a 11a semana a ideal, uma vez que o número de células fetais é maior no sangue da mãe após esse período. Para a coleta é necessário uma determinada quantidade de sangue para a análise, não sendo necessário jejum, e recomenda-se que a gestante esteja devidamente hidratada. Infelizmente, esse exame não auxilia detecção de possíveis problemas genéticos. Além disso, não é recomendado para mulheres que foram submetidas à transfusão sanguínea e a transplante de órgãos, já que a presença de células do doador do gênero masculino no sangue da gestante pode acarretar em um resultado incoerente.
Entretanto, as vantagens para a realização do exame são inúmeras, como por exemplo:
- Não é um procedimento invasivo, evitando risco para a mamãe e para o bebê;
- Possui alta especificidade;
- Resultado com excelência e segurança;
- Resultados mais rápidos quando comparados ao ultrassom tradicional;
- Gestações anteriores não influenciam no resultado, pois o DNA fetal é rapidamente eliminado do sangue na gestante após o parto.
CURIOSIDADE
Você sabia que é possível realizar a sexagem fetal em gravidez de gêmeos? Isso mesmo! Se a gestação for univitelina, ou seja, quando os bebês dividem a mesma placenta, o resultado indica o gênero de ambos. Mas, quando for uma gravidez bivitelina, em diferentes placentas, o resultado é parcial, caso haja a detecção do cromossomo Y, significa que ao menos um bebê é menino, mas se só for detectado o cromossomo X, significa que ambos os bebês são meninas.
REFERÊNCIAS
CARDOSO, A.S.; DEL FIACO, L.G.; DE OLIVEIRA SANTOS, M. Precisão e
procedimentos para a sexagem fetal. Faculdade Alfredo Nasser. 2015.
DISPONÍVEL EM:
http://www.faculdadealfredonasser.edu.br/files/Pesquisar_4/16-
12-2015-16.34.59.pdf. Acesso em: 06 de junho de 2022.
DB DIAGNÓSTICOD DO BRASIL. Sexfe-sexagem fetal. S.d.